Bom dia, professores e professoras! Aqui é Rafaela Celestino, vice-presidente do SINPMOL. Continuamos pedindo para vocês aguardarem os próximos encaminhamentos. Até o presente momento, o Conselho Municipal de Educação de Olinda está inoperante, pois não aconteceram ainda reuniões importantíssimas para decidir aspectos burocráticos. Estamos aguardando um retorno da secretária de políticas públicas e do secretário de educação para reunirem-se com o Sindicato e acordarmos algumas questões burocráticas, que são primordiais e importantíssimas.
Mas, acima disso tudo, gostaria de deixar uma mensagem para vocês baseada nesse texto, em tudo que está acontecendo e em nome das vidas que nós já perdemos e estamos todos os dias assistindo, angustiados e angustiadas em casa: Nós somos educadores. Paulo Freire já dizia “Um educador transforma uma vida e uma vida transforma o mundo”. É possível outro mundo melhor que esse. Aprendamos com tudo que está acontecendo. Forma, conteúdo, burocracia… Seja você, professor e professora, no sentido de educador, o agente dessa mudança. Não vamos dar o nosso direito de dizer quem são os nossos alunos e como eles aprendem. Há pessoas externas que não os conhecem. Quem é capaz de salvar uma vida num hospital? Todos ali são importantes. Mas quem produz o produto? Quem conhece o corpo? Quem estuda o processo? Quem acompanha? Seriam os engenheiros que iriam arquitetar nos hospitais todo o processo? Não. O engenheiro tem a sua importância para produzir materiais importantes para o médico. Então toda a sociedade funciona na conjuntura de importante. Mas nós, educadores, conhecemos a nossa turma e os nossos alunos. Nós temos que acolhê-los. O momento agora é de enfrentamento contra todo esse cenário caótico, político e sanitário. Não vamos nos afastar da nossa tarefa principal.
E a burocracia? A parte mais formal? O cuidado com a nossa carreira? O Sindicato está junto com vocês. E pedimos confiança de vocês. Nada vai ser perdido. Vamos lutar até os nossos últimos dias de possibilidade de luta. O momento agora é de acolhimento, Programa Emergencial de Pandemia para Acolhimento dos nossos alunos. Fora isso, se nada mais importa além do seu aluno e sua aluna, precisamos questionar nosso lugar no mundo enquanto educadores. E eu acredito em vocês, eu acredito em mim. Eu não vim só para passar nesse mundo. Eu vim para mudar! A pandemia chegou e eu estou aqui pronta pra o que der e vier. Continuamos acreditando em vocês. Fiquem tranquilos. Fiquem tranquilas. Nós estamos aqui!