- REAJUSTE DOS APOSENTADOS – Depois de um processo de muita luta e reuniões com o Governo, o reajuste dos aposentados foi pago na íntegra, tendo concluída a última parcela no exercício de julho.
- CONDIÇÕES DE TRABALHO – Fomos apurar denúncias sobre as condições físicas, estruturais e sanitárias oferecidas às professoras e professores em função de assistência técnica, locadas/locados no prédio da Secretaria de Educação. Ao confirmar a existência de problemas, motivamos uma reunião com a representante da Secretaria de Educação e debatemos sobre o tema.
- PLENÁRIA COM TÉCNICOS – Realizamos uma reunião virtual com as/os assistentes técnicos pedagógicos para discutir questões específicas da função e as condições de trabalho oferecidas a estes por ocasião do retorno das atividades presenciais.
- PISO AMEAÇADO – Promovemos uma mobilização virtual com a categoria a fim de expor os riscos do Projeto de Lei 3.776/2008, acrescentado às pressas na pauta da Câmara Legislativa Nacional, ser aprovado. Tal projeto pretende alterar o artigo 5º da Lei Federal 11.738/08, que trata do piso salarial do magistério, propondo a correção do salário de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), passando este a ser o único critério de correção para as professoras e professores da educação básica. A alteração traria redução significativa no reajuste do piso. Estamos acompanhando ativamente os trâmites desse projeto, pressionando os deputados para a sua não aprovação.
- ACUMULATIVOS – Ao sermos alertados de que alguns colegas não receberam o acumulativo das escolas integrais, fomos averiguar junto às Secretarias de Educação e Administração o ocorrido. Obtivemos a informação de que houve um erro e estes órgãos estão verificando o que aconteceu para solucionar o problema. Se isso aconteceu também com você, entre em contato conosco para nos informar. Assim que tivermos informações precisas sobre esta questão, divulgaremos pelas nossas redes oficiais.
- RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS – O Governo de Pernambuco prorrogou, pelo menos até 15 de agosto, a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino em todos os municípios, depois da constatação de aumento de casos de Covis-19 no Estado. PORÉM, NÃO HÁ DATA PARA RETORNO. O SINPMOL já havia alertado a sociedade de que o risco de aumento de casos e óbitos era iminente, uma vez que a pandemia não está sob controle e que, portanto, não há condições seguras à comunidade escolar para o retorno presencial das atividades escolares. Estamos atuando em várias frentes a fim de que mais vidas não sejam perdidas, nesse processo insensato de volta à “pseudonormalidade”. Participamos de ação conjunta com outras entidades, através de debates, reuniões e lives com outros sindicatos, especialistas da saúde, da academia, do direito de servidores e da criança/adolescente. Acompanhamos também atentamente as orientações da OMS, os debates públicos e os estudos científicos sobre a pandemia de Covid-19 e atuamos também na fiscalização de comissões municipais sobre o tema, sempre com o posicionamento enfático contrário ao retorno precoce e inseguro das aulas presenciais.
- ADIANTAMENTO DO 13º – Averiguamos que alguns colegas, que solicitaram adiantamento do 13º salário ainda não receberam. Nos foi informado que haverá uma folha extra no dia 07, para alguns casos como esse. Se você não receber nessa folha extra, nos informe. Quanto aos aposentados, divulgaremos em nossas redes sociais ainda hoje um vídeo próprio sobre o assunto, orientando as ações para ter esse problema resolvido.
- TERAPIA – Informamos à categoria que, apesar de a Terapia Comunitária Integrativa já ter iniciado semana passada, ainda é possível fazer a inscrição para participar. Ela acontece ON-LINE, toda segunda-feira, às 19h30, e é um serviço oferecido gratuitamente aos filiados. Qualquer informação, ligue para 81 99434-7455 ou mande e-mail pelo [email protected]
E-mail: [email protected]